Semijoias escurecem? Aprenda agora como reverter essa situação!

Semijoias escurecem? Aprenda agora como reverter essa situação!

Você já comprou uma semijoia e após o uso ela ficou com uma aparência escura? Venho aqui te tranquilizar e dizer que isso é absolutamente normal e reversível!

TODA prata escurece e isso acontece devido a um processo natural que é a Oxidação.

Por que as peças oxidam?

Todas as Joias/Semijoias são feitas de metal, sejam eles metais nobres ou metais não nobres e todo metal oxida, alguns mais rápidos como a prata; e outros mais devagar como o Ouro e o Ródio.

Sempre que o metal entra em contato com o oxigênio ou com a água o processo de oxidação pode acabar acelerando.

Fatores que oxidam

Poluição do ar

No ar que respiramos existe o gás carbônico, o dióxido de enxofre e outros gases poluentes que são inimigos das Joias/Semijoias e acabam acelerando a oxidação dos metais.

Suor

O Ácido Úrico que está presente no suor também é um ponto que define o quanto sua peça pode oxidar. Algumas pessoas possuem o ácido úrico mais forte que outras, e por esse motivo em algumas pessoas o processo de oxidação é mais rápido que de outras.

Perfumes

Por sua composição possuir produtos químicos, os perfumes, cremes e todos os itens de perfumaria são prejudiciais para suas peças, ainda mais se tiverem álcool.

Como limpar suas peças?

Agora que você já sabe o motivo das suas peças escurecerem, vamos ao passo-a-passo de como limpar suas peças. Clique aqui se quiser ver um vídeo demonstrando o passo-a-passo.

Detergente neutro

Pegue a peça suja e coloque na palma da mão com um pouco de Detergente Neutro (pode ser de qualquer marca e qualquer cor), esfregue bem, mas com cuidado! Esfregue até notar que a espuma do detergente ficou mais escura. Caso precise, enxágue, coloque detergente novamente e repita o processo até ter certeza que sua peça está mais clara.

Monzi

Em um pote descartável, coloque o Monzi em uma quantidade onde o líquido cubra sua peça. Deixe por no máximo 10 segundos, se ele passar desse tempo, você corre o risco de tirar o banho da sua peça, então tome bastante cuidado! Lave imediatamente sua peça com água corrente até ter certeza que todo Monzi saiu.

Seque sua peça em uma toalha ou flanela. Pronto, sua peça volta ao brilho original!

Veja esse artigo e entenda mais sobre o uso do Monzi.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.